sábado, 14 de fevereiro de 2015

Oscar e baseados !

Só uso o Notebook ou a TV para ver filmes quando quero rever algum ou já não está em cartaz nas telas de cinema.Por isso vou regularmente ver algum filme que me interesse ou desperte minha intenção.Época de Oscar então a frequência é mais assídua,até porque aqueles filmes que são indicados ao prêmio maior são de um modo geral muito bons e quase sempre uma aula de como se fazer cinema.E gosto de palpitar nos resultados das premiações e quase sempre uma ou mais indicações minhas são confirmadas pela Academia de Cinema.Sempre opino para quatro ou cinco categorias ,talvez um pouco mais e o ano passado acertei a atriz ,o que acabou sendo um percentual baixo,para os meus padrões anteriores.Este ano ainda não vi o Sniper Americano,mas acredito que não ganhe porque a história contada,mesmo que real,versa sobre um soldado americano que matou 160 combatentes no Iraque e,por si só me parece ir contra os princípios falso moralistas americanos,além de ,de um certo modo,recriar o soldado alemão que matou 263 no filme Bastardos Inglórios,do Tarantino.Meu voto,sempre antecipado e definido vai para Birdman,no filme e no ator ,já que  a atuação do ator merece o prêmio.Talvez o maior concorrente no quesito ator seja o de Sniper.Entretanto,aquilo que tem despertado minha curiosidade em termos de conteúdos dos filmes americanos dos últimos tempos,bons diga-se de passagem e com atores categorizados e de renome ,é uma já não disfarçada apologia ao uso da maconha,do baseado,como se estivessem mostrando que seu uso tem trânsito livre na sociedade norte americana,ou parte substancial dela.Já não há o menor pudor em mostrar seu uso ,sem sequer se estender aos seus efeitos.E,queiramos ou não,gostemos ou critiquemos,as tendências norte americanas são uma referência mundial e fazem milhões de adeptos e seguidores.Resta aguardar alguns dias e depois conferir algum filme que passou despercebido e que apresenta histórias interessantes.É por ser um assistente com algum conteúdo cinematográfico e por ter um razoável senso avaliativo que não vejo filme brasileiro,simplesmente não dá para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário