terça-feira, 10 de setembro de 2013

Condomínio !

Um costume que consegui manter através dos anos foi o de me manter quase neutro em relação a vizinhança em todos os locais que morei.Entendo que o melhor tratamento que se pode dar à alguém que mora muito próximo de você é ser educado e cordial,cumprimentar e falar qualquer coisa do calor ou do frio e  pouco mais.Nada,absolutamente nada de intimidades ou de coisas mais pessoais deve ser aventado.Não combina comigo resolver pequenos contratempos solicitando  a assistência do vizinho,como na falta ocasional de qualquer coisa pedir ao lado ou na frente,sei lá.Triplico o incômodo mas não peço,saio e vou buscar ou fico sem.Pedir um ovo,uma colher de açúcar ou a erva mate que esqueci de comprar,jamais.Não se trata de arrogância ou qualquer outro tipo de pendenga,é apenas uma precaução,uma defesa antecipada,um ato preventivo.Porque,acredito eu,que uma coisa leva a outra e mais dia menos dia a vizinhança está dia e noite dentro do meu recinto e é justamente aí que prefiro ficar só,ou acompanhado por quem foi convidado. Em um local de fluxo mais ou menos intenso de pessoas conhece-se de vista muitos e pelo nome muito poucos,ainda mais quando se evita maiores aproximações.No meu prédio atual jamais entrei em apto de alguém e também nunca convidei ou incentivei alguém a fazê-lo em relação ao meu.Bom dia,boa tarde,você está bem ,vou bem obrigado e muito pouco além,na verdade não sei quem mora no prédio,raros que sei.Explico isso tudo porque me surpreendi quando a moça (+ ou - 30) no elevador,coisa que raramente uso, de chofre me perguntou quando eu ia mudar o repertório de músicas que eu ouvia todos os domingos,e acrescentou,já sei quase todas de cor e a ordem que tocam.Fiquei olhando para ela com cara de besta,mas logo dei conta que a dita cuja morava no andar de cima,as dos lados sei quem são, e que por algum motivo me monitorava.Tive que rir ,até para pensar numa resposta,quando ela acrescentou que se eu quisesse ela gravaria novas músicas para mim,era só dizer.Eu não havia dito uma palavra e já estava tudo encaminhado e resolvido por ela.Agradeci pela oferta e pela gentileza ,ainda na dúvida se ela estava me considerando um incapaz de fazer algumas gravações ou se procurava abrir uma porta,para quem sabe,por ela adentrar.Acrescentou que tinha uma excelente videoteca e que escolheria boas canções.Pensei comigo,ela é quem define,no caso,o que vou ouvir,tenho que me ater a suas escolhas.Perguntei qual o andar que morava,é o apto acima do meu,e respondi que poderemos fazer uma sessão de gravação,o vinho chileno eu tenho.tu seleciona teus cds. Ela irá ver o melhor dia ,mas acredito que será depois da novela que ela deve ver.Ah,ela é bem interessante,não é uma deusa,mas está bem distante de ser diaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário