terça-feira, 26 de março de 2013

Comendattore !

As vezes me pergunto como teria sido se no dia 26 de fevereiro de 1876, o vivente que mais tarde viria a ser Archanjo Arleo Petrarca,não tivesse desembarcado do navio Boulogne,no porto de Rio Grande.Certamente ele não teria tido toda a atuação e envolvimentos que teve aqui, onde fixou residência,nem teria gerado a sua prole e por consequência essa quase imensidão de descendentes que circundam hoje em quase todo o país.A vida dele e suas consequências nós sabemos,nem tão detalhadamente como gostaríamos,mas mesmo assim temos condições de fazer uma boa e fiel sinopse dela.Sabemos pouco de suas origens,e o que me me toma vez em quando algum tempo de imaginações é como seria a vida de todas essas gerações,cinco por enquanto,se ele tivesse ficado em  Papasidero,na Provincia de Cozenza,esta na Calábria siciliana.Me divirto imaginando as feições   e os" modus vivendi " de todos que por aqui volta e meia vislumbro.Certamente os cruzamentos derivados de todos os outros gerariam pessoas diferentes,até porque as matrizes originais e suas consequências também seriam diferentes.Mas o que me diverte é justamente essa incógnita que irá perdurar para todo o sempre ,já que estamos usando apenas o poder de vislumbrar coisas imaginárias.Aqueles que foram gerados aqui,de qualquer das gerações, sabemos de um modo bem amplo como são e como pensam, logicamente dentro dos limites de cada convivência.Mas aqueles que seriam ,ou no caso,foram gerados lá,com que intelecto conviveriam,com que se debateriam em suas necessidades,prazeres e alegrias e tristezas diárias?Simplificando,como seriamos nós lá na longínqua Itália? Eu, que acredito que tenhamos um pé na Mafia ,talvez não fosse um deles,provável que me tornasse um Comendattore,mas que teríamos algum mafioso na família isso é certo,até porque existem projetos aqui mesmo.Me pergunto se as mulheres oriundas seriam mais bonitas que as daqui,acredito que sim,pois a beleza italiana se sobressai.Já.aqui ,nos dias de hoje e em dias passados,o entrelaçamento sentimental entre os parentes sempre foi combatido e complicado e lá como seria,se houvesse?Talvez a causa maior da ausência quase absoluta disso hoje,seja um certo temor que esse vínculo traga a tona, reforçado,a índole familiar de suas origens.Gostei de me imaginar Comendattore.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário