quinta-feira, 17 de março de 2011

Formas de leitura!

Sempre que leio um livro sigo uma rotina de padrões que sem êles é como faltasse alguma coisa e a leitura acabasse imcompleta e ,de um modo quase rotineiro, tenho permanentemente um que estou lendo e dois ou três na espera.Ultimamente adquiri o hábito de manter um livro no carro,assim quando paro em algum lugar tipo parque ou praça ou onde devo esperar bastante ,tenho com que me entreter.A avaliação que faço de um livro reside básicamente,não considerando se a história é real ou ficção,no envolvimento com ela,se tomo partido,se emito parecer,enfim se me envolvo com a história e dou preferência ao final que me parecer melhor,independente daquele que o autor der e esse é um dos motivos que as vêzes temos a tentação de contatar o escritor para sugerir mudar o final de uma obra.Dentro desse complexo psicológico sempre achei que quando gostamos do que estamos lendo é natural que o façamos mais apressadamente para chegar a seu final mais rápido e certamente nessa ânsia deixamos de ver e aquilatar devidamente frases e situações que certamente são importantes na compreensão do que nesse momento práticamente se vive.Por isso é que em todo o livro que leio o releio ao mesmo tempo e explico: quando atinjo mais ou menos a página 35 ou 40 recomeço a leitura de seu inicio e assim vou alternando,lendo duas v6ezes ao mesmo tempo a mesma história e mesmo assim por certo passa alguma coisa.Exagero?talvez,mas tente uma vez e verá que ao reler vai encontrar coisas que não tinha visto ou percebido.Para terminar acabei de ler A humilhação de Philip Roth,simplesmente fantástico,vale ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário