sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dos tempos de Bagé !

Em meu tempo de estudante passei uma temporada em Bagé,tentando assimilar os conhecimentos transmitidos por um professor meio maluco (hoje reconheço)e que no final nem terminou o curso e se mandou para Aceguá.De qualquer forma ficaram boas lembranças e não me furto ocasionalmente de relembrá-las.Mas tem um fato que ficou marcado,talvez pela surpresa do momento e pelo inusitado do caso em si. Subia eu a rua principal em direção a um local específico ,quando sem que nem porque tive meu caminho interrompido por uma cigana,uma daquelas velhas e gastas ciganas tão comuns na época em todo o interior.Ela me olhou fixamente e disse que eu iria encontrar a mulher que eu queria quando menos esperasse,que iria demorar ,mas que iria acontecer.Disse ainda que eu seria sempre feliz,que toda a tristeza sempre passaria a meu lado,en las beiradas nas palavras literais dela.E se foi,assim como tinha aparecido.Lembro hoje que a minha primeira reação,já que fiquei pasmo e não falei nada,foi a percepção imediata que era a primeira cigana (e única até hoje ) que não pedia um dinheirito. Logo tais devaneios foram substituídos pela atenção as palavras dela e ao sorriso descrente  ,pois já tinha bastante experiência com elas nos  lugares que vivia ou frequentava.Continuei meu caminho certo de seu engano,mas sem esquecer e me perguntando porque ela não pediu nada em troca,coisa quase obrigatória nelas.E esse fato,quer quisesse ou não, emprestava um certo que de mistério e previsibilidade positiva a suas palavras.O tempo passou,ou ,como diz alguém que conheço,nós passamos e lá de vez em quando,raramente até,lembrava da velha cigana,com seu vestido multicolorido e esvoaçante.Nunca deixei de reconhecer que ela tinha suas razões,pois sempre fui feliz,mesmo nos momentos em que não havia motivos para tal.Questão de enfoque ,parece.Quanto a outra previsão,que dizer se depois de todo esse tempo previsto por ela eu te encontrei,como se tivesses sido orientada pela velha cigana,que certamente deve ter te dito: fulana ,não me faz de mentirosa,vai lá e faz ele feliz.E tu veio.E faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário