sexta-feira, 27 de abril de 2012

Nomes e nomúnculos !

Tem coisas que se tornam tão repetitivas que ficam chatas,pegajosas,e que ao serem ouvidas causam um desagrado,tipo aquela coisa que diz quando estamos cansado do assunto: de novo,outra vez.Um dos casos atuais e largamente usado e que por isso se tornou uma coisa enjoada é o fato da redução do nome das pessoas,principalmente mulheres mais jovens e algumas crianças.Não aguento mais ouvir Vê,Vivi,Lu,Le,Me,Bi,Ti,Te,Tu e assim por diante,ficou tudo igual,parece ,e essa é a impressão que me causa e a que mais me incomoda,é a supressão do nome total da pessoa tirou dela suas características,suas peculiaridades,aquilo que a fazia diferente das outras e única.Chego até ao exagero de dizer que dá a impressão que foi perdida a identidade pessoal de cada uma e que sua personalidade foi diminuída,se é que se pode diminuir personalidade,foi adulterada.De acordo com meus conceitos esses termos diminuitivos ou reduzidos são ótimos para serem usados em casa,para quem mora junto,ou na intimidade de um relacionamento,de um imbróglio qualquer.Particularmente não consigo chamar ninguém sem que seja por seu nome normal,isso em público,debaixo de algum teto ou das cobertas a coisa muda de figura,até mesmo porque economiza tempo e faz tudo andar mais rápido,principalmente aquilo que necessita da maior rapidez e o aproveitamento dela  para funcionar adequadamente.Para não dar a impressão de radicalismo exacerbado e para demonstrar uma exceção que confirma minha regra pessoal,quando  o nome é dito ,desde que este assim o permita,em dose dupla e de forma interpessoal e intima torna tudo mais aconchegante,configurando uma ideia plenamente justificável de cumplicidade,troca,simbiose.Dias atrás num grupo de amigos e amigas alguém me chamou de Fafá,referindo-se a meu segundo nome,o que me causou um ataque de riso quase descontrolado e debochante.Ora,valha-me Deus,Fafá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário